quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Olhado de um outro ângulo

No texto anterior (Além do Próprio Limite) mencionei a importância de momentos que estamos sozinhos, mas sabemos que Deus está conosco e que há um Elo (Deus) que nos une aos nossos irmãos na fé, que eles não estão todo o tempo ao nosso lado na jornada da vida. Escrevi da importância destes momentos para a comunhão com Deus.

Este texto anterior foi inspirado durante uma corrida. Aproximadamente trinta dias depois (14/09/2008) tive mais uma experiência de participar de uma corrida, mas Deus me deu um outro ângulo para observar.
Nesta corrida, eu e minhas companheiras optamos por correr lado a lado. Foi um percurso maior e um desafio para todos. No inicio corremos devagar, falando de coisas da nossa vida e dando conselhos uns para os outros sobre como era importante controlar a respiração, cuidar do gasto de energia para todo o trajeto e olhar a corrida como um todo, pois o trajeto possui um começo, meio e fim. Se você se antecipar correndo rápido demais no começo, você terá que parar no meio para recuperar o fôlego. Se acelerar demais no meio, não termina o trajeto numa velocidade constante.

Conversamos também sobre o que estávamos sentindo durante o percurso. Um mencionava dor na perna, o outro a falha da respiração e eu sentia o pé. Trocamos conselhos para melhorar aliviar estes momentos. Torcíamos para chegarmos todos no final.

Colocando a palavra de Deus em tudo isso, lembrei da passagem de Eclesiastes 4:9 a 12 que menciona:

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porem, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

Esta passagem traz o contexto da corrida, onde não somos feitos por Deus para andarmos sozinhos e ressalta a importância da participação de companheiros durante nossa vida. Traz que uma corda formada por três dobras é ainda mais forte para resistir às tribulações da vida. Menciona que precisamos de amigos, precisamos ser vistos e ouvidos por pessoas que nos amam e se preocupam conosco com genuíno amor. Pessoas que se preocupam, olhando sempre para o melhor para nossas vidas. De como é importante ter amigos ao nosso lado quando estamos prestes a cair, e se chagarmos a cair irão nos ajudar a levantar.

Analisando, penso como é importante ter amigos ao nosso lado com uma visão diferente de mundo. Pessoas que passaram por experiências diferentes proporcionadas por Deus. Por momentos diferentes na infância e com uma educação baseada em princípios totalmente diferentes pela cultura, pela condição financeira ou simplesmente pela postura de ver a vida de outra forma.
Como é valioso ter alguém que nos traz um ângulo que ainda não vimos numa situação, que nos mostra como uma situação pode ser difícil se seguimos o caminho que estamos ou nos incentivam a seguir unindo forças em oração.
Claro, sem mencionar os puxões de orelha que precisamos para seguir em frente...

Termino o texto agradecendo a Deus pelos amigos, companheiros, familiares e irmãos que Ele colocou no meu caminho. Obrigado, por muitos momentos vocês foram o suporte que precisava para seguir em frente e ter coragem para ver tudo de um outro ângulo.