terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Um olhar sobre 2008 visando 2009




Falta pouco mais de dois dias para encerramento de 2008, e depois de uma palavra na igreja, fiquei pensando sobre o ato de refletir o que passou. Pensar naquilo que não saiu do lugar, aquilo que ficou apenas no sonho, o sonho que parecia ter chegado, mas que ficou na trave, aquela magoa que ainda fica no peito e aquele sentimento de empurrar com a barriga situações diversas.

E para que refletir? Pense em um barco no meio do oceano. Ele é pego por uma tempestade no meio da madrugada, mas sobrevive. Logo pela manhã o sol aparece com um sentimento de ordem. Agora analise um pouco mais a situação deste barco. A tempestade passou, ele está salvo. Mas ele não está parado no mesmo lugar que foi pego. Ele foi jogado de um lado para o outro, saiu da rota, girou e por mais que o dia possa ser de sol e de ordem, ele está perdido!

Nesse momento o capitão recolhe os dados da situação atual. Analisa um novo caminho, onde ele pode até manter o mesmo destino, mas a situação é outra e precisa de uma nova postura. O caminho deve ser refeito para não navegar por navegar, não andar apenas por andar e não levantar apenas por levantar. Nesse novo agir, talvez seja necessário abrir mão de movimentos e pensamentos antigos, talvez isso cause dor no começo e muito esforço, mas o foco deve ser alcançado. O capitão não pode esquecer o destino. Abandonar o sonho de chegar até terra firme. De chegar ao sonho e poder olhar para trás como vitorioso.

Cada um é capitão de sua própria vida. Planejamos e lutamos por onde queremos chegar. Colocamos de lado o que não serve mais. Devemos posicionar a bussola rumo aos nossos sonhos e posicionar cada parte onde melhor poderá ser aproveitada. Agora onde Deus está nisso, se sou o capitão de minha vida? Deus está acima. Ele é que deixa a tempestade se aproximar para eu aprender que um caminho não é o melhor. Ele é que traz a esperança que depois da tempestade haverá um aprendizado. Ele fará que eu chegue ao destino, mesmo que eu não queira e mesmo que eu tome o caminho errado.

Refletindo sobre 2008


Em 2008 foi o ano que a tempestade parou na minha vida. Senti que o dia estava recomeçando, mas que eu estava totalmente perdido! Eu simplesmente não sabia como seguir em frente.
Eu estava salvo de morrer afogado. Eu havia me aproximado de Deus novamente e sentia uma esperança enorme de realizar sonhos e chegar onde sempre quis. Mas não sabia o caminho, não sabia planejar e de que maneira agir.

Visando 2009

Quero aprender a sentir a tempestade de longe para poder me afastar antes de ser pego e poder me proteger na presença de Deus. Quero não refletir apenas no final do ano e sim de tempos em tempos. Quero ter flexibilidade de mudar a rota para chegar melhor ao destino. Não chegar mais rápido e sim de maneira melhor, de maneira que eu possa aprender com a jornada.Creio que esta é a melhor lição para aprender no próximo ano.

Fechando pontos de 2008

Deus: Eu quero Te agradecer por sempre me pegar no colo e me ensinar a caminhar. Quero agradecer por estar na Sua presença e saber que tenho com Quem contar. Agradeço por ter mudado o foco da minha vida e por ter acalmado a tempestade em que vivia.

Amigos: Obrigado por tudo!

Clovis, Felipe e Cícero pelo amor, pelo suporte. Putz...vocês deram uma força e fizeram por mim algo sobrenatural. A companhia de vocês foi um presente que Deus me deu. Sempre que eu estava caindo vocês me seguravam com um sorriso, um minuto que estavam ao meu lado, ou era apenas eu lembrar que estavam torcendo por mim e tudo parecia ficar mais tranquilo.
Kelly, te amo linda! Deus abençoe seu próximo ano e obrigado por me colocar sempre para cima.
Maria, você foi um anjo que me ouviu, me compreendeu e que enche meu peito ao pensar em ti.

Família: Aprendi que preciso melhorar meu relacionamento, que dependo muito mais do que imaginava e acima do que queria.

Amor: Aprendi que expectativas devem ser controladas e devo deixar as pessoas me surpreender. Que devo encarar meus objetivos como meus, a pessoa terá os dela e juntos andaremos. Não posso impor meus sonhos em cima de quem me relaciono.
Chorei muito por amor este ano, quase perdi o romantismo. Na verdade perdi e a esperança virou um doce amargo que não conseguia digerir. Com isso eu fiquei amargo. Estive fechado para novas oportunidades e fiquei numa concha por um longo tempo. Hoje estou começando aceitar a idéia de tentar novamente e começo a reconstruir o romantismo. Deus tem sarado esta ferida aos poucos, e dia após dia.

Dinheiro: Aprendi a me relacionar com o que ganho. Este ano criei juízo e consigo ver uma saída para os apertos que passei esses anos. (meu pai vai berrar de alegria quando ler isso...rs).

Trabalho: Tenho muito que agradecer a Deus. Não está como gostaria, mas tudo andou este ano. O sentimento de estar parado aliviou muito e aprendi a crescer para minha formação pessoal.

Blog: Aprendi a escrever para desabafar. Escrever e ler tem um efeito grande nesse processo de refletir. Apesar de poucos textos publicados, escrevi muitas coisas que me ajudaram a tirar da cabeça e deixar no papel o que me incomodava.

Fecho desejando um bom ano a todos! Que Deus possa trazer sempre novos desafios sobre nossas vidas e um aprendizado novo a cada dia.